domingo, 1 de setembro de 2013

Linux CentOS

By on 01:25


CentOS é um acrônimo de Community ENTerprise Operation System. É uma distribuição Linux derivada de código fonte distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.

O CentOS é muito difundido no mundo por ter os pacotes de um sistema coorporativo que é o Red Hat Enterprise Linux (RHEL). O CentOS é bastante utilizado em servidores de variados tipos como servidor de arquivos, dhcp, web, proxy, cluster, alta disponibilidade, ou seja, tudo que um sistema Linux pode oferecer.

Sua proposta é ser uma distribuição que atenda os requisitos de níveis empresariais, oferecendo estabilidade e segurança. A instalação padrão traz o SElinux, que é um firewall de objetos, mitigando ainda mais os riscos de ataques e vulnerabilidades, já que possui uma política de segurança mais rígida.

Principais características:
Como gerenciador de pacotes utiliza o yum e rpm.
É a base do virtualizador Xen Server.
Baseado em Red Hat Enterprise Linux
Robusto e Confiável.

Como dito anteriormente, o CentOS provém do código fonte da Red Hat, isto traz uma maturidade e confiança para o sistema, pois são retirados apenas as logomarcas  do RHEL e alguns pacotes proprietários.

Nem tudo são flores, fala-se muito do desenvolvimento do CentOS que sua comunidade está na mão de alguns poucos membros, diferente do que ocorre com o Debian. A tendência que isto mude, pois não faz sentido software livre comandado pela minoria.

Concluindo: o CentOS é uma grande distribuição que pode rodar em ambientes críticos sem maiores problemas, não é necessário um contrato com empresa (como é o caso do RHEL). Ótima distribuição para estudar para certificações Red Hat, já que ambas têm o mesmo código fonte.

Há muita documentação disponível na internet. No Brasil há o site http://centosbr.org/ que reúne vários artigos sobre este robusto Sistema Operacional.

Para quem gosta de lista de email, recomendo a lista: http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br

Atualmente, o CentOS está na versão 6.4

O site oficial da distribuição é http://www.centos.org/ lá você encontra documentação, suporte, fóruns, e é claro download da distribuição.


0 comentários:

Postar um comentário