terça-feira, 2 de julho de 2013

Sistema Operacional GNU/Linux

By on 14:17

Sistema Operacional

Um sistema operacional é o programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional.


O que é GNU/Linux?

O GNU/Linux é um sistema operacional que reúne um kernel desenvolvido por Linux Torvalds e ferramentas providas pelo projeto GNU, criado por Richard Stallman.

Distribuições GNU/Linux

Uma distribuição Linux nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição Linux possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição Linux atende melhor suas necessidades.

As distribuições podem ser encontradas no site: http://distrowatch.com 

Dentre elas podemos destacar: Debian, Fedora, CentOS, Ubuntu.


Debian
Fedora
CentOS
Ubuntu

Quanto Custa ?

O GNU/Linux é um sistema operacional de código aberto e gratuito, portanto, qualquer pessoa pode utilizar e alterar ou realizar adaptações que atendam suas necessidades. Dando assim liberdade ao usuário para escolher a distribuição que mais lhe agrada.

0 comentários:

Postar um comentário