sábado, 16 de novembro de 2013

Agendando backup com data e hora no Linux

By on 11:10


Um administrador de sistemas deve estar sempre com os backups em dias, pois nunca se sabe quando murphy pode aparecer. Porém fazer cópias de segurança é um trabalho chato e muitos são relapsos no que diz a respeito aos backups.

Felizmente há uma forma de automatizar esta tarefa e deixar com que o sistema operacional se encarregue de fazer isto para você, é só dizer o que ele deve fazer.

No Linux há várias ferramentas de backup como rsync, dd, bacula, cp, entre outros. E através do ShellScript pode ser configurado um script para fazer o trabalho pesado.

Um exemplo básico de ShellScript para fazer um backup baseado na data e horário da operação da cópia:


backup_etc.sh
#!/bin/bash
## Script para fazer cópias dos arquivos /etc

#Cria uma variável para armazenar data e hora
DATA=$(date +%Y-%m-%d-%HH-%MM)

#Faz a cópia dos aquivos /etc e 
#coloca no diretório /backup/backup-etc-DATA
tar cjf /backup/backup-etc-$DATA.tar.bz2 /etc


O script vai fazer a cópia do diretório /etc e armazenar no diretório /backup. Para minimizar o uso do espaço em disco foi utilizado o comando tar juntamente com o algoritmo de compactação do bzip2 através da opção j.

Agendando Backups


O cron é um agendador de tarefas que podemos configurar para executar procedimentos de tempos em tempos. Além de poder agendar em determinados dias, horas, o cron possui outra forma de trabalhar, através dos diretórios:

Diretório
Periodicidade
/etc/cron.daily Todo dia
/etc/cron.hourly De hora em hora
/etc/cron.weekly Toda Semana
/etc/cron.monthly Uma vez ao mês

É só escolher a periodicidade desejada para executar seu script e adicionar em um dos diretórios acima. Pronto você tem seus arquivos salvo com certa frequência, só não esqueça de conferir os arquivos copiados de tempos em tempos.

O ideal é armazenar o backup em outra máquina, de preferência longe do servidor de onde estão saindo os dados, em outro artigo será apresentado o rsync que utiliza um tunelamento ssh para o envio dos arquivos de backup.

Já fez seu backup hoje?

Até a próxima!




0 comentários:

Postar um comentário