sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fdisk – Manipulando a tabela de partições no Linux

By on 14:17



Discos rígidos podem ser divididos em um ou mais discos lógicos, chamados de partições. Esta divisão é configurada na tabela de partição localizada no setor 0 do disco.


As partições dividem-se em primárias, extendidas e lógicas. Um HD pode ter no máximo 4 partições primárias. Para resolver este problema existe a partição extendida que serve para alocar partições lógicas, aumentando o número possível de partições existentes em um disco rígido.


Para fazer esta divisão nos discos podemos utilizar o fdisk

Para mostrar a tabela de partições de um disco utiliza-se a opção -l e o dispositivo.


#fdisk -l /dev/sdb




Podemos observar que não há nenhuma partição no disco /dev/sdb

Para utilizar efetivamente o fdisk, basta utilizar o comando junto com o disco a ser manipulado:

#fdisk /dev/sdb

Abrirá o prompt  do fdisk, nele é possível fazer as manipulações no disco, como: criação, exclusão de partições primárias, extendidas.



A letra "m" mostrará o conjunto de menus disponíveis para o administrador do sistema.


Para criar uma nova partição é utilizada a opção "n", logo em seguida será solicitado o tipo de partição (primária ou extendida). Neste caso foi criado uma partição primária (p). Logo após é definido o início da partição no disco, foi utilizado a opção padrão, apenas apertando enter. Depois do início da partição é escolhido o tamanho da partição, decidimos por criar uma partição de 2GB, digitando +2GB. 


Depois de configuradas as opções da partição é criada uma nova entrada na tabela de partições que pode ser verificada com a opção "p".




Até então todas as configurações estão apenas em memória, para gravar as tabelas de partição no disco é usado o opção "w".



Agora o comando fdisk -l retorna uma partição para o disco /dev/sdb


Pronto a partição foi criada, para ser utilizável só falta formatá-la com algum sistema de arquivos e ser montado num diretório.

#mkfs -t ext4 /dev/sdb1 


#mkdir /disco1
#mount /dev/sdb1 /disco1
#cd /disco1

Com isto o disco foi particionado, formatado e montado.

Obs.: O autor do blog não se responsabiliza por eventuais efeitos adversos de sua postagem.





0 comentários:

Postar um comentário